Após dias de incertezas, finalmente a F1 cancela oficialmente o GP de Sochi, na Rússia, por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia.
A corrida, que estava originalmente agendada para o dia 25 de setembro, ainda não possui uma substituta, mas a F1 tenta negociar uma nova corrida para manter as 23 etapas previstas para a temporada 2022. Fala-se muito sobre uma corrida no Oriente Médio, sendo a corrida do Qatar a principal candidata. Cogita-se também uma segunda corrida no Bahrein. Vale lembrar também que este provavelmente seria o último GP em Sochi, pois os planos eram transferir o GP da Rússia para Igora Drive, próxima a São Petersburgo, já em 2023.

Até o momento, a FIA não proibiu a participação de pilotos russos e bielorrussos em campeonatos sob sua chancela, portanto eles podem competir normalmente, desde que seja pela bandeira da FIA (ou de outros países). Infelizmente o governo do Reino Unido tomou uma atitude mais radical, barrando a participação de quaisquer atletas russos ou bielorrussos em atividades esportivas dentro de seu território. Portanto, o piloto russo Nikita Mazespin Mazepin, mesmo correndo sob bandeira da FIA, provavelmente não terá permissão do governo local para correr. O mesmo veto ocorre na Finlândia que, embora não tenha eventos no calendário da F1, possui eventos em outros campeonatos sob tutela da FIA, como a WRC e suas categorias de acesso.
Com a possível não participação do piloto russo no GP de Silvertone, o substituto mais provável substituto para o assento da Haas é o brasileiro Pietro Fittipaldi, piloto de testes da equipe.
Independentemente do GP de Silverstone, a Haas rompeu o contrato com a patrocinadora do piloto Nikita Mazepin, e por conta disso, mesmo tendo sido feitas partes do pagamento à esquipe, suas chances de correr pelo restante da temporada são baixas, sendo que sem patrocínio o piloto não corre. Portanto, como o Pietro Fittipaldi possui um patrocínio, mesmo sendo menor, tem grandes chances de assumir o assento, não apenas no GP de Silverstone, mas também durante o restante da temporada. Então, precisamos aguardar o anúncio oficial da Haas, que dever ser feito em breve.
A temporada 2022 da F1 está marcada para o dia 22 de março, em Sahkir, no Bahrein. No Brasil, coches podem acompanhar as transmissões da F1 pela Band (corrida e treinos classificatórios), pela BandSports (treinos livres e classificatórios) e também pelo serviço de streaming F1 TV (que, em português, segue as mesmas transmissões da Band e da BandSports).
Racing is Life: Automobilismo é Vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua participação é importante para nós.