quarta-feira, 6 de abril de 2022

F1 | O retorno do GP da Austrália e seu NOVO layout


Depois de 2 anos sem corridas em território australiano, a F1 volta a Melbourne para recomeçar os trabalhos no belíssimo circuito de Albert Park, porém agora reformulado e vamos comentar cada uma das alterações.



Para quem não está contextualizado, o circuito surgiu no calendário da Fórmula Um na temporada de 1996, substituindo o antigo circuito nas ruas de Adelaide, que havia permanecido por 11 anos, desde sua estreia em 1985. Por ser construído de forma temporária, dentro de um parque, é considerado um circuito de rua, lembrando um pouco o circuito de Montreal, no Canadá.

A primeira corrida teve o canadense Jacques Villeneuve fazendo a primeira pole position, sendo o britânico Damon Hill o primeiro a vencer, na época ambos corriam pela Williams.


O GP foi marcado por um acidente impressionante ainda na primeira volta que acionou a primeira bandeira vermelha no circuito. Logo nos primeiros metros, a Jordan de Martin Brundle foi lançada para fora da pista, após um toque que resultou numa imagem fortíssima para os espectadores.


Apesar do carro ter se partido ao meio, o piloto saiu ileso do acidente e ainda foi autorizado a voltar para a corrida em seu carro reserva na relargada.


Em 2020, por conta da pandemia, a prova que abriria a temporada foi cancelada praticamente durante o primeiro treino livre. Havia a expectativa de um retorno ainda em 2020, que não ocorreu. A prova de 2021 também foi cancelada pelo mesmo motivo.

Eis que em em 2022, para a surpresa de muita gente, a etapa da Austrália retorna com alterações significativas no traçado. Vamos ver cada uma delas:

1. Já no primeiro "S", temos o alargamento de 2,5m na primeira curva para o lado de dentro, tornando a freada menor e o "S" muito mais veloz.


2. O segundo "S" também sofreu uma alteração muito parecida também na primeira curva. Desta vez um alargamento ainda maior, de 4m. Evidentemente este trecho também ficará mais rápido.


3. O terceiro "S" foi extinto com a nova "reta-curva" formada, fazendo a velocidade aumentar ainda mais neste trecho.


4. Esta foi a alteração mais significativa no traçado. Mais um "S" sendo extinto e mais uma "reta-curva" super rápida se forma. Sendo assim, poderemos ter um trecho longo de aceleração em uma "reta-curva" que se estende desde a curva 4 até a antiga curva 11.


5. A antiga curva 13 aparentemente ficou mais fechada, porém a saída de curva ficou mais larga e mais arredondada para fora, um total de 3,5m a mais. Até o momento eu não tenho maiores informações técnicas sobre esta mudança para ter uma definição mais exata, mas acredito que por conta do "arredondamento" do lado de fora, a velocidade poderá ser um pouco alta nesta curva, mesmo com o aspecto mais próximo de um "cotovelo". Certeza só teremos depois que vermos comparativos de volta.


6. Por fim, a sexta e última alteração, aumento de 3,5m de largura na parte de dentro da primeira perna do último "S" da pista, logo na entrada do pit lane, trazendo mais um aumento de velocidade.


Veja como ficou o desenho da pista com as alterações destacadas em vermelho:


Não sou nenhum técnico de pista, muito menos um engenheiro, mas pela minha humilde experiência acompanhando 30 temporadas, acredito que o tempo de volta poderá ser pelo menos 5 segundos mais rápido.

Outra mudança que ocorreu foi a adição de uma nova zona de DRS, se tornando o circuito com mais zonas da história, com quatro.

Sobre a segurança da pista, também não sou nenhum perito, mas com esse aumento grande de velocidade nestes trechos, espero que tenham aumentado as áreas de escape e adicionado algumas caixas de brita, pois caso contrário, mantendo o padrão que foi até 2019, o circuito deverá ser mais perigoso.

Evidentemente que teremos um circuito mais "redondinho", ou seja, menos travado e muito mais veloz. Porém me pergunto se isso realmente deixará as corridas melhores. Levando em consideração a geração anterior de carros, com certeza teríamos mais dificuldades de ultrapassagem, por conta de freadas mais fracas e curvas mais rápidas. Por outro lado, a nova geração de carros permite que os carros andem muito mais próximos, garantindo mais disputas e mais ultrapassagens, o que pode contrabalancear a situação. A torcida é para que as corridas em Albert Park sejam melhores do que anteriormente, afinal de contas, circuitos de rua, por padrão, tendem a ser mais travados e apertados que circuitos mistos.

A terceira etapa da temporada 2022 da Fórmula Um começa na virada de quinta para sexta-feira, dias 7 e 8 de março, com os dois primeiros treinos livres. A corrida acontecerá durante a madrugada brasileira de sábado para domingo. Confira abaixo os horários e a transmissão de cada evento.


As transmissões para o Brasil são feitas pela BandSports, com todos os treinos ao vivo, e pela Band, com a classificação e a corrida. No streaming, temos o serviço da F1TV Pro, seguindo a mesma transmissão da Band/BandSports.

[ATUALIZAÇÃO: deixo meu agradecimento à Karina Vieira, que me alertou sobre um erro na informação sobre o horário do primeiro treino.]

Racing is Life: Automobilismo é Vida!

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